ZineArts - O Fórum de todo Artista
Bem vindo ao ZineArts, para ter acesso a todas as sessões do fórum, por favor, registre-se.

Participe do fórum, é rápido e fácil

ZineArts - O Fórum de todo Artista
Bem vindo ao ZineArts, para ter acesso a todas as sessões do fórum, por favor, registre-se.
ZineArts - O Fórum de todo Artista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

~ Chevalier Dota ~

4 participantes

Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Dom Fev 17 2013, 15:44

Saudações; xD

Venho por meio deste tópico apresentar uma nova fase de produção para meu universo de Chevalier Dota -- que nunca me deixa em paz! xD

Trata-se de um Blog:
http://www.chevalierdota.blogspot.com.br/

Um blog da Dota com capítulos curtos, diversos "episódios" aleatórios ou serizados, desenhos ilustrativos acompanhando os textos, -- e até vídeos de animações que poderão aparecer mais adiante; os quais são projetos não concluídos de 2012).

Comecei a montar o blog semana passada, e o objetivo dele é para eu experimentar e praticar o hábito de escrever histórias; algo no estilo light novel. Acredito que esses exercícios poderão dar frutos criativos interessantes em termos de histórias e inclusive inspiração, e quiçá -- no melhor das hipóteses -- algum tipo de emancipação autoral literária, caso eu fique viciado nisso. xD

Mas ainda não sei como vai ser. A única coisa que eu sei por enquanto, é que vale a pena a tentativa, pois 10 dedos nas mãos tenho e idéias sobram! xD

Nunca realmente cogitei seriamente como agora escrever minhas histórias (no máximo, roteiros técnicos para outras linguagens expressivas).



Bem, no momento tenho particular curiosidade em saber o que se poderia comentar a respeito do design do blog: se está atrativo do jeito que está, dentro do que se poderia esperar positivamente de um blog de histórias de fantasia medieval, e portanto, se tem algum problema gritante, ou algo que poderia melhorar. Gracias!
Evidentemente, quaisquer outras idéias para discussões são bem vindas, e ofereço este tópico como espaço. xD


Última edição por moonlance em Dom Fev 17 2013, 19:08, editado 2 vez(es)
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por NekoYo Dom Fev 17 2013, 18:02

Já tem um link, Moon? :3
NekoYo
NekoYo
Admin
Admin

Mensagens : 389
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 51
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Dom Fev 17 2013, 19:09

NekoYo escreveu:Já tem um link, Moon? :3
Que absurdo! xD

Apresentei todo o conceito e esqueci de postar o link;
editei ali; agora tem link.

Obrigado pela observação atenciosa, Neko.
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por NekoYo Seg Fev 18 2013, 09:09

AHIHAIHIAHIAHIHAIHAIH

~ Chevalier Dota ~ 2mmvecy

Hummm, achei a área de texto estreita e o fundo rosado criou um contraste que força um pouco a visão, acho que para textos maiores vai ficar cansativo ler.

Ficou legal o fundo, mas não combina muito, pois é fotografia, poderia utilizar um dos seus cenários, acho que ficaria melhor.

O título também está com uma fonte simples, mas bonita, só que sei lá, deveria estar dentro de uma faixa como aquela debaixo, daria mais destaque.

A estrutura está bem feita, é agradável de se ver e a atmosfera do blog combina muito com a história. ^^


Última edição por NekoYo em Seg Fev 18 2013, 09:22, editado 1 vez(es)
NekoYo
NekoYo
Admin
Admin

Mensagens : 389
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 51
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Seg Fev 18 2013, 10:16

NekoYo escreveu:AHIHAIHIAHIAHIHAIHAIH

~ Chevalier Dota ~ 2mmvecy

Hummm, achei a área de texto estreita e o fundo rosado criou um contraste que força um pouco a visão, acho que para textos maiores vai ficar cansativo ler.

Ficou legal o fundo, mas não combina muito, pois é fotografia, poderia utilizar um dos seus cenários, acho que ficaria melhor.

O título também está com uma fonte simples, mas bonita, só que sei lá, deveria estar dentro de uma faixa como aquela debaixo, daria mais destaque.

A estrutura está bem feita, é agradável de se ver e a atmosfera do blog combina muito com a história. ^^

Ahh, sim; importantes observações, NekoYo. xD

Quando você cita o título com fonte simples, e que poderia ter uma faixa, de qual título está se referindo exatamente (se for um só)?
-> Chevalier Dota
-> Book One
-> The Dreamworlds
-> Capítulo Um


De fato, eu ainda não solucionei o fundo dos posts melhor.
Agora, fiz uma mudança e deixei aquela cor rosada um tanto mais próxima do branco;
talvez canse menos pois fica mais vibrante/contrastante; já o branco puro em tela de computador acho que ficaria vibrante demais pros olhos; mas depende. xD

A largura dos posts está relacionada a uma tentativa de simular textos contidos em livros impressos bem pequenos, para leituras "leves". Mas agora que você comentou, na verdade, ficar pulando de linha em linha com os olhos a todo instante -- especialmente em tela de computador -- pode ser mais cansativo do que ficar acompanhando linhas um tanto mais compridas. Eu particularmente sempre tive horror a linhas compridas demais, xD então a redução talvez tenha sido muito radical e estranha. Mas, apesar de que os textos não serão gigantescos, acho que vale a pena eu ampliar a largura um pouco. Obrigado novamente. Farei o experimento mais tarde; de certo modo, entendo que poderia dar um certo "alívio" ter um campo de texto maior horizontalmente, especialmente se os parágrafos não forem tão curtos.

A questão da imagem de fundo, estive procurando por mais fotografias. xD
Mas é verdade que uma ilustração bem colorida, com boa temática da Dota, poderia combinar muito mais com a atmosfera. Vou precisar pensar nisso; faz décadas não ilustro nada. xD
Eu queria que cada capítulo tivesse seu próprio cenário de fundo (talvez isso seja possível no Blogger), porque o problema desses fundos é que acabam enjoando depois de um tempo. E uma ilustração tem que ser muito boa pra não enjoar rapidamente. Seria um grande desafio.

Obrigado pelos comentários.
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por NekoYo Ter Fev 19 2013, 07:07

Só no título " Chevalier Dota " ficaria legal dentro de uma faixa, bom, foi só um comentário...XD

Já tentou deixar todas as fontes iguais como está escrito ali em " Story Chapters " ?? Achei bem bonita aquela fonte e não ficaria muitas fontes diferentes. Parece ter mais a ver. Aumenta mais ela no título do texto e utiliza ela em todo, parece escria à mão. ^__^ * O Yo gosta *

É... o fundo melhorou, ficou menos contrastante e realmente, branco não fica legal. Cores quentes e neutras tem esse problema, se postasse o fundo preto com letras brancas, daria na mesma em questão de contraste, já tentou um fundo com cores frias como esse azul aqui que o Zinid usou?

:3

Er... só eu comento... que coisa, cadê o pessoal?? ò.o
NekoYo
NekoYo
Admin
Admin

Mensagens : 389
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 51
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por Zinid Ter Fev 19 2013, 08:52

Eu colocaria as duas barras (direita e esquerda) com a mesma largura, isso deixaria o conteúdo centralizado e destacado. as fontes para mim estão muito boas, o texto usando a fonte georgia está de fácil leitura no tamanho atual.

Quanto as cores, eu usei o branco puro aqui no ZA, mas quando fui olhar esse novo modelo em outro PC quase fiquei cego. Razz

Dai testei alguns tons, os que mais me agradaram foram #F5F8F6 (Cinza Azulado) e #F7F7F7 (Cinza Claro).



Zinid
Zinid
Admin
Admin

Mensagens : 233
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 38
Localização : Em algum ponto da trama espaço/tempo

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Ter Fev 19 2013, 10:23

NekoYo escreveu:Só no título " Chevalier Dota " ficaria legal dentro de uma faixa, bom, foi só um comentário...XD

Já tentou deixar todas as fontes iguais como está escrito ali em " Story Chapters " ?? Achei bem bonita aquela fonte e não ficaria muitas fontes diferentes. Parece ter mais a ver. Aumenta mais ela no título do texto e utiliza ela em todo, parece escria à mão. ^__^ * O Yo gosta *

É... o fundo melhorou, ficou menos contrastante e realmente, branco não fica legal. Cores quentes e neutras tem esse problema, se postasse o fundo preto com letras brancas, daria na mesma em questão de contraste, já tentou um fundo com cores frias como esse azul aqui que o Zinid usou?

:3

Er... só eu comento... que coisa, cadê o pessoal?? ò.o

Entendi; na verdade, a faixa do título do blog, do jeito que está agora, talvez seja um pouco pobre demais. Acho que a idéia vai ser importar alguma imagem-faixa horizontal, ornamental ou não; tenho que fazer uns experimentos.

A fonte de que Yo gosta é a Covered By Your Grace. xD
Pretendo brincar mais com as fontes; no momento há 7 delas em todo blog,
mas tem quase o dobro disso no banco de reservas. xD
Talvez eu possa tentar homogeneizar alguns elementos que combinassem melhor; por exemplo, "BOOK ONE" não me agrada muito apesar de usar uma fonte exclusiva.

Vou testar mais fundos.

Obrigado novamente pelas observações, ajudam a perceber lacunas marcantes.


Última edição por moonlance em Ter Fev 19 2013, 10:38, editado 2 vez(es)
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Ter Fev 19 2013, 10:32

Zinid escreveu:Eu colocaria as duas barras (direita e esquerda) com a mesma largura, isso deixaria o conteúdo centralizado e destacado. as fontes para mim estão muito boas, o texto usando a fonte georgia está de fácil leitura no tamanho atual.

Quanto as cores, eu usei o branco puro aqui no ZA, mas quando fui olhar esse novo modelo em outro PC quase fiquei cego. Razz

Dai testei alguns tons, os que mais me agradaram foram #F5F8F6 (Cinza Azulado) e #F7F7F7 (Cinza Claro).

Como diria Vilela: "Maldita centralização! Mal consigo acompanhar seus movimentos." xD
Eu pensava que estava centralizado; xD vou dar um jeito.

Eu tinha lido anteriormente um comentário (quando estava tentando fazer uma edição de arte para livro de bolso impresso) que o bom, mesmo num livro de ficção de fantasia, é que a letra do miolo do texto deveria ser simples e legível, asy no más. E realmente faz sentido pros olhos; Eu queria ter usado a Minion Pro ou Book Antiqua, mas elas não estavam disponíveis nos sistemas online relacionados ao Blogger. A Georgia então foi a mais próxima que encontrei; ainda bem que funciona. xD

Vou fazer testes com essas tonalidades de cor.

Obrigado também pelos comentários, Zinid.
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Ter Fev 19 2013, 21:36

Ok, fiz diversos ajustes.

O Blogger não oferece muita opção de edição da faixa do título eu achei,
então o ideal seria eu construir e importar uma ilustração-banner inteira,
mas isso terá de ficar pro futuro porque daria muito trabalho. xD
Talvez eu possa usar umas texturas e filtros malucos, sei lá; coisa de designer jedi com Photoshop; eu precisaria estar inspirado, ou pegar uns modelos pré-fabricados. xD
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Ter Fev 19 2013, 23:17

O blog também tem uma versão em Inglês. xD

Knight Dota

http://knightdota.blogspot.com.br/
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Dom Mar 03 2013, 05:07

Tem uma breve atualização de postagem no blog (que tem andado muito devagar em termos de narrativa xD);

http://chevalierdota.blogspot.com.br/


Agora sim, se alguém estiver disposto a fazer observações sobre a história (ou pelo menos, o que existe dela), se não for cedo demais, estamos prestando atenção. xD
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Dom Mar 10 2013, 11:55

Não que isso tenha alguma importância,
mas escrevi mais uma parte [4] dessa primeira história no blog.

http://chevalierdota.blogspot.com.br/

Tal post demorou bastante [minha impressão], porque eu estava construindo e reconstruindo um monte de coisas da história e do mundo; talvez esteja ficando melhor.
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Dom Mar 17 2013, 16:33

Um mapa maluco dos Ermos Caóticos não deve fazer muito mal. xD
Tenho intenção de arte-finalizar com nanquim.

~ Chevalier Dota ~ Chaotic_wilderness_map_by_moonlance-d5yddj3
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por JP Vilela Dom Mar 17 2013, 16:47

Que legal. xD

Também já tentei esquematizar mapas de locações. É bem divertido. xD
JP Vilela
JP Vilela
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/03/2012
Idade : 32
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Dom Mar 17 2013, 18:16

JP Vilela escreveu:Que legal. xD

Também já tentei esquematizar mapas de locações. É bem divertido. xD

É divertido. Mas eventualmente eu canso de ter sempre um mesmo mapa para um mesmo lugar; então descobri uma forma de resolver esse problema: o mundo sempre está mudando barbaramente. xD
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por JP Vilela Seg Mar 18 2013, 07:33

moonlance escreveu:
JP Vilela escreveu:Que legal. xD

Também já tentei esquematizar mapas de locações. É bem divertido. xD

É divertido. Mas eventualmente eu canso de ter sempre um mesmo mapa para um mesmo lugar; então descobri uma forma de resolver esse problema: o mundo sempre está mudando barbaramente. xD

Como assim? A casa seis meses acontece um cataclista que muda a geografia dos lugares? xDDD
JP Vilela
JP Vilela
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/03/2012
Idade : 32
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por moonlance Seg Mar 18 2013, 20:08

JP Vilela escreveu:Como assim? A casa seis meses acontece um cataclista que muda a geografia dos lugares? xDDD

Não necessariamente nessa frequência, mas é algo assim. xD
Porém, além dos cataclismos naturais, existem também os 'cataclismos' sobrenaturais (i.g., por magia).
E na realidade, nem todas as partes do mundo estão sujeitas a esses cataclismos.
Esse seria o embasamento do que elaborei; se achar interessante, pode usar ou adaptar o conceito. xD
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por JP Vilela Seg Mar 18 2013, 23:28

moonlance escreveu:
JP Vilela escreveu:Como assim? A casa seis meses acontece um cataclista que muda a geografia dos lugares? xDDD

Não necessariamente nessa frequência, mas é algo assim. xD
Porém, além dos cataclismos naturais, existem também os 'cataclismos' sobrenaturais (i.g., por magia).
E na realidade, nem todas as partes do mundo estão sujeitas a esses cataclismos.
Esse seria o embasamento do que elaborei; se achar interessante, pode usar ou adaptar o conceito. xD

Ahuauhhuahahu. Entendo.

Cataclismas sobrenaturais é uma ideia bem legal. Como um que eu pensei: Criou-se uma densa neblina no melhor estilo "The Mist" em um estreito que ligava dois continentes em guerra. Dês de então ninguém nunca mais ousou atravessar de um para o outro por este lugar. xD

A ideia de grandes eventos que mudam a história é um toque bem interessante de se implementar dentro de qualquer universo fictício. Gosto de ter uma linha do tempo pontilhada com estes tipos de acontecimentos.
JP Vilela
JP Vilela
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/03/2012
Idade : 32
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

~ Chevalier Dota ~ Empty Re: ~ Chevalier Dota ~

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos