ZineArts - O Fórum de todo Artista
Bem vindo ao ZineArts, para ter acesso a todas as sessões do fórum, por favor, registre-se.

Participe do fórum, é rápido e fácil

ZineArts - O Fórum de todo Artista
Bem vindo ao ZineArts, para ter acesso a todas as sessões do fórum, por favor, registre-se.
ZineArts - O Fórum de todo Artista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mercado, e os Autores no Brasil

+5
yumi moony
NekoYo
Chairim
Pedro La Ruína
Zinid
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Zinid Sex Mar 02 2012, 20:02

Concordo com o que você disse, mas considero que há algo próximo a seleção natural, onde aqueles que se adaptam melhor sobrevivem.
Claro, isso não quer dizer que um conteúdo vai desaparecer, o conteúdo permanecer ou não depende apenas de seu autor não abandona-lo dando a devida atenção/manutenção ao conteúdo.
No entanto é comum por parte de muitos abandonarem seus conteúdos, sites/blogs que se tornam fantasmas por falta de audiência que por vez acabam sendo removidos pelos serviços depois de determinado tempo de inatividade, conteúdo que se perde devido a desistência de seus autores mante-los, e que muitas vezes são irrecuperáveis.
Zinid
Zinid
Admin
Admin

Mensagens : 233
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 38
Localização : Em algum ponto da trama espaço/tempo

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por moonlance Sex Mar 02 2012, 22:16

Enfim,

penso que a Internet chegou para nós autores sobretudo como uma extraordinária solução de emancipação. Espero que um dia todo mundo compreenda isso, para valorizar isso.

Editado:
Sim, às vezes no entanto, o próprio autor é que decide apagar o seu conteúdo, por não ter mais interesse em mantê-lo online.


Última edição por moonlance em Sáb Mar 03 2012, 14:50, editado 1 vez(es)
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por NekoYo Sáb Mar 03 2012, 04:55

Uaaaahhh, o que eu fiquei mais impressionado... foi o Moon terminar com duas linhas seus pontos de vista! HAIUHAIUIAHIHAIHAIHIAHIAHIHAIHIAH... tá... parei! XDDDD

A internet ainda é uma ferramenta experimental nas mãos de desenhistas de todos os gêneros, ainda temos muito o que aprender e como lidar com a segurança de nossos dados e de como divulgar. Calma mininus, isso virá com o tempo! O__<-pisk
NekoYo
NekoYo
Admin
Admin

Mensagens : 389
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 51
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por moonlance Seg Mar 05 2012, 13:11

NekoYo escreveu:Uaaaahhh, o que eu fiquei mais impressionado... foi o Moon terminar com duas linhas seus pontos de vista! HAIUHAIUIAHIHAIHAIHIAHIAHIHAIHIAH... tá... parei! XDDDD

A internet ainda é uma ferramenta experimental nas mãos de desenhistas de todos os gêneros, ainda temos muito o que aprender e como lidar com a segurança de nossos dados e de como divulgar. Calma mininus, isso virá com o tempo! O__<-pisk

NekoYo,
é que quando é pra ser sério, acaba sendo engraçado. E quando é pra ser uma piada, ninguém acha graça. xD

Bem, tem que cuidar também pra essa questão de segurança não virar uma paranóia.
Por causa disso, muitas coisas boas são deixadas de ser feitas, ou então deixadas de ser publicadas na Internet.

Mas se é por isso, existem algumas alternativas pra proteger sua autoria.
Como por exemplo, fazer o registro da obra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Se não é uma garantia total, pelo menos é um recurso válido que pode ser utilizado.
Desvantagem: é burocrático e tem custo.

Além da Biblioteca Nacional, você pode também encaminhar pelo Correio uma cópia de sua obra (a obra tem que conter o nome e/ou assinatura do autor ou dos autores) para você mesmo; e nunca abrir a carta ou pacote, somente quando houver algum problema em relação a autoria se um dia houver, e aí esse material, ainda lacrado e com o selo do Correio, nas mãos de um juiz que o abriria, serve de prova jurídica.

Então, isso são alguns princípios.

Mas a melhor forma, no entanto, de assegurar a autoria de uma obra,
é tê-la publicada através de mídias tradicionais.
Por exemplo, uma tira em quadrinhos ou uma ilustração num jornal ou revista com o respectivo nome ou assinatura (ou acho que até pseudônimo) de seu respectivo autor, é prova de autoria sobre a obra.
Ou ainda, os créditos em um filme ou vídeo na Televisão ou no Cinema; acho que no mundo editorial também.

Ou seja, por um certo lado, seria tecnicamente muito simples para uma mídia tradicional sacanear um autor: basta mudar o nome do autor na obra publicada!! mas claro que isso pode desencadear problemas depois na Justiça, ESPECIALMENTE se o autor tiver provas o suficiente pra desmascarar o roubo.
Enfim, não é à toa que existem contratos.
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Chairim Sex Abr 27 2012, 09:03

Bem eu li por cima.... já tive obras roubadas, usadas para concurso, usadas em propaganda e até hoje naum consegui ganhar nada na justiça com isso, alguns nem o trabalho de brigar eu quis ter..

Eu axo q sim, DINHEIRO é fundamental qdo vc depende do seu talento para pagar sua conta no final do mês.

Esse dia que mandar um a &@#$ por dizer q eu não deveria pensar tanto em $, me arriscar mais, tentar mais! Meu! Ele tem os pais dele que vão mante-lo se ele tentar e falhar! Ele não paga auguel! Ele não irá passar fome se tudo der errado!

Eu! Desde os 16 anos trabalho pra sustentar minha casa! Minha mãe e minha familia! Como posso me arriscar tanto? Como posso cair de corpo e alma no mercado? Tentar, mandar meus trabalhos a torto e direito, passar 8h do meu dia ou mais desenhando e estudando? Não dá! É uma utopia!

Dizer que vc deve cobrar "alto" pelo seu trabalho, pois ao cobrar "mixaria" vc ta desvalorizando o ilustrador é para mim uma hipocrisia danada quando vc. (vc. eu digo quem pensa assim) nunca teve que juntar moedinhas pra comprar pão pra comer seco no café da manhã!

affff falei u.ú (auhauhahu voltei azeda hj ahahaha!)

E se vier me dizer: "Desite de ser ilustrador, pq se não conseguiu nada ainda é pq tem q ganhar a vida de outro jeito" - Se prepara que tu vai voar longe u.ú
Chairim
Chairim
Moderador
Moderador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Midori Sex Abr 27 2012, 10:04

OMG! Calma gente, são apenas discussões de ponto de vista... sem exaltações xD...

(Na verdade, nem li... é muito longo D: e sei que no final cada um vai manter seu próprio modo de ver as coisas Very Happy *se bem que aí eu já não sei se seria positivo ou negativo XD* mas de qualquer forma, vamos tentar manter o ambiente saudável, sim ^^? Mas caso alguém esteja abusando, me avisa que eu faço o favor de ler o tópico inteiro e dar minhas considerações xD)

É isso aí XD~
Resumindo... o ideal seria se dedicar a fundo de corpo e alma na arte (acho que todos querem), infelizmente o Brasil não dá muito apoio quanto a isso (eles preferem dar bolsa família...) e a massa daqui não se interessa muito por essas coisas, tornando complicado poder viver disso, ou mesmo trabalhar com outra coisa e manter o hobbie pela paixão ao mesmo tempo. Há quem consiga, mas aí é de caso para caso, não dá para generalizar ^^.

Não sei se era bem disso que vocês estão falando, mas caso não seja, apenas ignorem xD...
Midori
Midori
Moderador
Moderador

Mensagens : 881
Data de inscrição : 01/01/2012
Idade : 38

http://midtales.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Chairim Sex Abr 27 2012, 10:24

Mi se isso foi pelo meu post, eu num tava brava nem alterada num (escrever sempre confunde as coisas D= foi só um jeito expansivo de dizer o q eu penso, se pareceu ofensivo perdão a todos!)
Chairim
Chairim
Moderador
Moderador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por moonlance Sex Abr 27 2012, 11:28

Chairim, eu entendo e concordo com o que você diz.
Quando o que está em jogo é a sustentação econômica, seja através de arte ou não, o dinheiro tem que vir de algum jeito ou de outro; e não há muito espaço para "luxos", soluções ideais, soluções utópicas, ou hipocrisias "de classe" ou elitistas.

Bem, eu não pude reler o tópico (que já é antigo),
e por causa disso, fiquei sem entender exatamente quem é (ou quem são) o(s) seu(s) interlocutor(es); isto é, se é que você estava respondendo a alguma mensagem de alguém daqui do tópico! Mas eu tive a impressão que sim. Aliás, não descarto que você estivesse respondendo a mim inclusive, já que fui um dos últimos a postar aqui, junto com o Zinid, e já que eu tenho feito críticas possivelmente contundentes sobre as atividades profissionais artísticas e autorais nos dias de hoje.
Críticas que até mesmo grande parte de meus ex-colegas têm dificuldade em desenvolver, pois frequentemente há carência de uma visão externa sobre o assunto; e é muito difícil, quando se está dentro de uma bolha (por maior que esta seja) conseguir ter uma visão exterior desse corpo e do que realmente está acontecendo dentro (e fora) dele. Eu inclusive, só pude desenvolver melhor o meu atual ponto de vista, depois que, justamente, eu mesmo saí dessa bolha. E agora eu vejo o quanto eu vinha perdendo tempo em minha vida enquanto profissional do Cinema de Animação (e Artes em geral vamos dizer assim). Claro, isso é uma generalização e reflete especialmente o meu caso individual. Além disso, estou só falando essas coisas agora, CONSIDERANDO que você estivesse respondendo a mim, o que pode nem ser o caso!
moonlance
moonlance
Eu chego lá...
Eu chego lá...

Mensagens : 72
Data de inscrição : 23/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Zinid Sex Abr 27 2012, 13:05

Apenas reitero em poucas palavras algumas coisa que eu disse...

Grana é fundamental, amor a arte não enche barriga. xD

Seja por a venda de uma tiragem de alguns milhares de exemplares ou por 1 centavo de dólar pago por um clique em um banner do adword, sempre que um autor puder rentabilizar seu trabalho ele deve tentar, independente deste ser seu trabalho principal ou um hobby, a questão do "valor" é uma liberdade individual de cada um, mas mesmo quando é algo feito de graça por amor a arte não custa nada pegar aquele trabalho depois de pronto e tentar obter nem que seja um pouco de reconhecimento com ele, pois isso pode vir a abrir portas no futuro.

A questão do plagio e pirataria é algo que a meu ver não há como ser evitada, uma vez publicado um trabalho ele é um potencial alvo dessas praticas, claro que cada um pode e deve tomar as medidas que achar necessárias para minimizar esse risco.
Zinid
Zinid
Admin
Admin

Mensagens : 233
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 38
Localização : Em algum ponto da trama espaço/tempo

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Midori Sex Abr 27 2012, 19:34

Chairim escreveu:Mi se isso foi pelo meu post, eu num tava brava nem alterada num (escrever sempre confunde as coisas D= foi só um jeito expansivo de dizer o q eu penso, se pareceu ofensivo perdão a todos!)

Hahahahaha fiquei com um pouco de medo quando você disse: "se prepara que tu vai voar longe" UAHuahUAHuah xDDDD

Mas se está tudo bem, então, está tudo bem LOL
Midori
Midori
Moderador
Moderador

Mensagens : 881
Data de inscrição : 01/01/2012
Idade : 38

http://midtales.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mercado, e os Autores no Brasil - Página 2 Empty Re: Mercado, e os Autores no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos